Cyber Risks

Conceito e cobertura do Seguro de Cyber Risk

O objetivo da cobertura de seguro de cyber risk, como qualquer outro seguro, é a transferência de risco relacionado a ameaças virtuais. No caso, para a seguradora. A título de exemplo, se uma empresa que contratou esse seguro sofre um ataque, provocando um prejuízo financeiro a um terceiro, a seguradora substitui-se à empresa pagando o custo desse prejuízo.

Mas não é só esse o seu objetivo. A seguradora, normalmente, oferece ferramentas para ajudar na mitigação desse tipo de evento, como scanner e antivírus. Também pode englobar soluções voltadas para o pós-ataque. Esses serviços prestados ajudam a empresa que sofreu qualquer tipo de invasão, a trabalhar a gestão da crise causada pelo ciberataque.

Por exemplo, imagine uma negociação que envolve uma extorsão de dados cibernéticos, na qual o agente criminoso solicita o pagamento de um resgate para devolver uma base de informações “sequestrada”. Nesse caso, todo o processo seria assegurado por uma empresa especializada nesse tipo de evento, a fim de melhor lidar com a ocorrência.

Em resumo, podemos dizer que o seguro de cyber risk procura antecipar falhas existentes nos sistemas da empresa e mitigar o risco ou o prejuízo após a ocorrência de ataques cibernéticos a uma empresa.

Flexibilidade de cobertura

O investimento com o prémio do seguro é adaptado às características da empresa, o que o torna acessível a qualquer empresa.

Soluções adicionais

A apólice deste seguro não só envolve indemnização e mitigação de riscos, mas também pode incluir soluções adicionais. Por exemplo, consultoria jurídica, Serviços de Informática Forense, Perda de Lucros pela interrupção da atividade do segurado entre outros.

Minimização de danos à imagem da empresa

As medidas tomadas pelo seguro, incluindo indemnizações, ajudam a atenuar os impactos negativos do ciberataque à imagem da empresa. Além disso, a empresa que contrata o seguro pode transmitir uma imagem de maior compromisso com a segurança dos seus clientes e parceiros.

Segurança financeira

Fica garantido, até ao limite do valor seguro, o pagamento de indemnizações que sejam legalmente exigíveis ao Segurado por danos patrimoniais e/ou não patrimoniais causados a terceiros, em consequência da divulgação, nos seus meios corporativos, de dados que afetem os direitos à honra, intimidade da vida privada ou imagem de um terceiro, em consequência de exposição a outros terceiros de informação protegida, através da perda ou roubo de dispositivos, perda de dados em papel, acesso não autorizado aos dispositivos do Segurado, erros e atos de infidelidade cometidos por funcionários do Segurado na custódia dos dados.

Para saber mais informações sobre o Cyber Risk, clique aqui.

Scroll to Top