Plano Poupança

Poupança – o que é e para que serve?

Certamente que tem uma ideia do que é a poupança e que gostaria de poupar mais dinheiro. Neste artigo vamos procurar mostrar as suas potencialidades.

O que significa poupança?

Poupar dinheiro não é um disparate. Na verdade, poupar significa deixar de gastar hoje para poder gastar no futuro. A poupança é uma forma muito usada desde o passado, apenas não era pensada de uma forma monetária, mas era feita em forma de géneros. Nessa altura armazenavam-se os produtos e esperar que não fossem destruídos ou que não se degradassem para consumo em alturas de maior escassez ou em transações diretas para obter outros produtos.

Hoje em dia é tudo mais fácil pois temos o dinheiro e os produtos financeiros. É certo que podemos comprar produtos com risco. Mas não temos o risco da degradação do dinheiro que está colocado de lado.

Poupar dinheiro dá-nos liberdade

Ter dinheiro poupado dá-nos muita independência e segurança. Sabemos que se nos acontecer alguma coisa iremos ter reservas para fazer face a imprevistos. Podemos ter problemas de saúde, ter problemas no automóvel ou outros problemas… e aí ter o dinheiro de parte dá-nos a confiança de que precisamos.

Como fazer poupança de forma inteligente?

Se utilizarmos a poupança de forma inteligente podemos aumentar o seu valor. Usar o dinheiro de forma inteligente passa por aplicar uma parte do nosso rendimento em produtos de poupança que possam valorizar. Aqui, podemos ter diversas soluções que em dada altura do tempo podem ser interessantes:

  • Seguros de PPR – são seguros de capitalização através dos quais a seguradora aplica o montante que o aforrador investiu num fundo autónomo, possuindo capital garantido e rendimento mínimo;
  • Fundos PPR – semelhantes aos fundos de investimento mobiliário, baseando-se em unidades de participação que possuem determinado valor (divulgado diariamente na CMVM) que vai oscilando consoante o mercado;
  • Produto Vida Financeira de Investimento – são produtos de capitalização com base em seguros que habitualmente se dividem em 3 perfis de risco, conservador, moderado e agressivo.

Falámos-lhe do que significa poupar e para que serve poupar dinheiro. Informamos alguns produtos onde poderá aplicar o seu dinheiro e incentivamos a que aprofunde os seus conhecimentos quanto às potencialidades e risco dos vários produtos de aforro disponíveis.

Além dos benefícios diretos de constituir uma poupança que falámos acima existe ainda um benefício indireto que pode usufruir no seu IRS. Nem todos os produtos podem estar abrangidos por este benefício, mas se a sua opção de poupança passar por um desses produtos as vantagens são de até 20% de dedução no seu IRS.

Quer saber mais sobre as vantagens do PPR e o benefício fiscal? Consulte o nosso artigo sobre Benefícios Ficais do PPR – Clique aqui

Para saber mais sobre todas as soluções e qual a que melhor se adequa ao seu perfil de risco e objetivos a médio e longo prazo contacte-nos.

Scroll to Top